Celulite
Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginóide, não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres. A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno, como nos quadris, coxas e nádegas, nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca – curiosamente áreas em que é observado o padrão feminino de deposição de gordura.
A obesidade não é condição necessária para a sua existência; há mulheres magras com celulite. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal.
Há muitos tratamentos oferecidos, mas é preciso ter cuidado e avaliar com crítica essas propostas que, muitas vezes, têm custos elevados e desproporcionais aos resultados possíveis, por isso a importância de procurar um médico dermatologista.
Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia e sem nenhum efeito, exceto a hidratação da superfície da pele.
Entre os procedimentos que apresentam melhores respostas temos: radiofrequência, ácido poliláctico e subcisão. Em geral, são propostas associações desses tratamentos com exercícios físicos e dieta adequada, que, sem dúvida, são importantes para a saúde geral. É preciso ressaltar que nenhum tratamento para celulite e flacidez funciona sem alterações nos hábitos alimentares e no modo de vida.
Concluindo, o tratamento da celulite é muito difícil e precisa ser realizado com a combinação de tratamentos e grande adesão do paciente à mudança de hábitos e de estilo de vida. É preciso cuidado com a imensa propaganda de produtos (cremes, suplementos) e “aparelhos” com promessa de resultados milagrosos, em geral de custo elevado e eficácia muito variável.
Flacidez corporal e tratamentos estéticos
Após os 30 anos, a pele sofre alterações devido à diminuição de alguns dos seus principais componentes, como fibras elásticas e colágeno – estruturas que conferem sustentação e previne flacidez e rugas. Isto acontece por causa dos fatores naturais de envelhecimento, como alterações hormonais e modificações na produção de proteínas do organismo, mas pode ser acelerado por fatores externos como radiação solar, poluição do dia a dia, tabagismo, má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas, doenças dermatológicas e determinados estilos de vida.
Esse processo é feito por plataformas não invasivas, como o ultrassom micro e macrofocado, a radiofrequência e os bioestimuladores de colágeno.
Quando é indicado?
Se você está próximo do seu peso ideal, mas que tem gordura localizada, celulite ou flacidez, você é um ótimo candidato para um tratamento de contorno corporal com essas tecnologias.